Praias e Localidades

Escolha a localidade

Dados históricos e aspectos locais: Praias Potiguares / Miguel Dantas 3o Edição 2006

Praia Ponta do Santo Cristo

Ponta do Santo Cristo

Ação

Mangiare

Informações Básicas
Localização: Praia urbana na entrada de São Miguel do Gostoso
Infra estrutura: Restaurantes – Bar – Clubes de Kite/Wind – Loja – Beach Tennis
Nome

O nome é da praia é devido ao assassinato de um padre lusitano que fazia parte da expedição de Gaspar de Lemos (1501) por indígenas que habitavam a região de Touros.

Aspectos
Praia deserta e silenciosa e de ventos perenes, com águas azuis oceânicas azuladas. Deslumbrante pôr-do-sol.

História
A documentação da morte do padre traz detalhes, que o missionário teria sido levado de bote por dois portugueses ao encontro dos indígenas que se encontravam na praia. Com o ataque, os portugueses conseguiram voltar para a esquadra, enquanto o padre era barbaramente assassinado. Os índios ainda alvejaram o barco atirando flechas, sendo o volume tão grande que assustou os mais de 40 tripulantes do barco, que não foram a terra se vingar da morte por ordem de
seu capitão mor “Olho”.
Este evento é o primeiro ato de indígenas contra europeus que se
têm notícia em nossa história.

Geografia
A ponta do Santo Cristo nos últimos anos sofreu uma grande transformação realizada pelas correntes marinhas, reduzindo drasticamente a “ponta”.

Atualidade
Em 2010 através de buscas em mapas e análises de locais com grande quantidadee constância de ventos na costa do Rio Grande do Norte,foi fundado o primeiro clube de velejo no local, pelo Campeão Italiano de Windsurf, Paolo Migliorini o
“Dr Wind”.

Praia do Cardeiro

Praia do Cardeiro

Tranquilidade

Esporte e Ação

Informações Básicas

Localização: Praia urbana de São Miguel do Gostoso
Infra estrutura: Restaurantes – Clubes de Kite/Wind – Loja – Beach Tennis – Futebol – Volei / Futevolei

Nome

O nome é da praia é devido a presença de um robusto Cardeiro cultivado próximo à areia do mar, a leste do centro de Gostoso. Esse cardeiro resistiu isoladamente durante muitos anos ao avanço do mar, sendo castigado definitivamente em 1984.

Aspectos
Larga faixa de areia banhada por águas limpas, formam-se lagoeiros nas áreas periféricas ao mar. Esta lagoa é denominada Lagoa do Cardeiro.

História
O primeiro habitante desta localidade foi o pescador José Mota. Depois dele Chico Bocão, seu filho Pedro Boca, Vivaldo Mota e Dedé de Tico, pescadores que se mudaram para lá. Dedé de Tico está presente na praia até hoje com seu restaurante de comida típica com seu nome.

Curiosidade
Na praia do Cardeiro ocorreram encalhamentos de algumas baleias, sempre apoiadas no retorno às águas menos rasas pelos pescadores da praia. Essas ocorrências ensejaram a criação da única rua desta praia de “Rua Enseada das Baleias”. Estes encalhamentos devem ser resultado de uma ampla bancada de areia que existe nesta parte da orla de Gostoso.

Lenda
Na Praia do cardeiro existe o mito de de sons misteriosos de clarins e rufas atribuídas e uma nau da II Guerra Mundial.

Praia do Maceió

Praia do Maceió

Areia e Lazer

Chic

Informações Básicas
Localização: última praia urbana de São Miguel do Gostoso
Infra estrutura: Pousadas – Quiosque com petiscos – Futebol – Clube Kite

Informações Básicas
Localização: última praia urbana de São Miguel do Gostoso
Infra estrutura: Pousadas – Quiosque com petiscos – Futebol – Clube Kite

Nome
O nome é devido a um baixio existente próximo a pancada do mar onde
se acumulam águas originárias das grandes marés ou da chuva.

Aspectos
Vegetação de restinga abundante, lindo coqueiral,
larga faixa de areia com ondas fortes.

História
A Praia do Maceió tem suas origens atreladas ao início do povoado de Gostoso, tenho recebido este nome devido à presença do baixio. A colônia de pescadores surgiu em 1995 com a presidência de AlderoLuis de França, enfatizando a melhoria da qualidade de vida dos pescadores e o combate à pesca predatória da lagosta.

Atualidade
Em maio de 2000 foi construída e primeira pousada no local, denominada Pousada dos Ponteiros, sob a responsabilidade do empresário e jornalista Emanuel Néri.

 

Praia da Xepa

Praia da Xêpa

Praça da Cidade

Verde

Informações Básicas
Localização: praia central de Gostoso
Infra estrutura: Restaurantes – Quiosques – Bares – Praça
Quadra Esportes – Vôlei

Nome
O nome vem da II Guerra Mundial com a instalação de um pelotão do Exército Brasileiro em área de acampamento próximo ao mar. A grande quantidade de comida fazia o excedente ser distribuído entre os moradores das cercanias. “Xêpa” na linguagem militar significa comida de quartel, assim surgiu a denominação “Praia da Xêpa”.

Aspectos
Praia reta com areia excessivamente banca, grande atividade pesqueira.

Atualidade

Em junho de 2000 foi inaugurada a urbanização desta praia que viria a se tornar a praça central de Gostoso, sendo muitos de seus eventos comemorados por alí. Possui cancha de esportes, quiosques na praia e restaurantes.
Manifestações Folclóricas
Coco de Roda e Boi de Reis

Praia de Reduto de Tourinhos

Tourinhos

Banho

Pé na Areia - Kids

Informações Básicas
Localização: Praia ao norte de Gostoso, 7km estrada de chão
Infra estrutura: Restaurante – Quiosques na Praia

História
Quando os holandeses foram expulsos de Touros em 1654, alguns se refugiaram na Praia de Tourinhos, transformando o local em reduto de holandeses. Tourinhos, em razão de um elevado onde estão dunas petrificadas de mais de 2 mil anos, localizadas à beira-mar sobre uma vegetação rasteira.

Aspectos
A praia de Reduto de Tourinhos possui requisitos que realçam sua beleza, é extensa, reta e tem fauxa de areia sob vegetação original. Além disso há curiosos amontoados de pedras aflorando na orla. As águas são tranquilas e o vento fluente. A oeste onde estão os tourinhos rochosos, a praia toma a forma de meia lua.

Atualidade

No final do século XX a enseada dos holandeses encantou empresários italianos especialmente Giuseppe Frescura. Estes passaram a ser proprietários majoritários das terras desse paraíso.

Reduto de Tourinhos

Reduto

Landscapes

Continuando a História
Na primeira metade do século XX o vilarejo, distante 1 km da praia tornou-se local de encontros entre tropeiros e pescadores que trocavam cereais por peixes. Nestas ocasiões ocorriam festas.
Curiosidade
No centro do vilarejo do Reduto existe uma igreja de linhas arquitetônicas que lembra a presença do elemento português. Próximo ao templo católico está o cemitério dos adultos, herança indígena, os quais entendiam que os adultos deveriam ser enterrados longe dos anjinhos. O cemitério dos anjinhos está localizado na Praia do Maceió.
Atualidades
No início de 2017 foi inaugurado o primeiro restaurante no Reduto chamado Recanto Caipira com pratos típicos da culinária regional.

Praia do  Marco

Praia do Marco

Marco do Descobrimento 1501

Pesca e Relax

Comida local

Informações Básicas
Localização: Praia mais ao norte de São Miguel do Gostoso
(20km estrada de chão)
Infra estrutura: Restaurantes simples – Marco Descobrimento e Capela

História
O nome é originário do acontecimento histórico no ano de 1501 quando portugueses comandados pelo capitão André Gonçalves (alguns historiadores registram Gaspar de Lemos), fincaram sobre a areia o primeiro marco colonial existente no Brasil. O lugar litorâneo, onde foi chamado Marco de Touros, passou a ser chamado de Praia do Marco ou Praias dos Marcos, em razão da existência de tenentes ou testemunhas, padrões menores que acompanhavam a coluna maior.
A praia do Marco é um lugar de valor histórico onde está assinalada a presença colonizadora dos portugueses e a posse jurídica do Rei de Portugal sobre as terras brasileiras no início do século XVI.

A Praia do Marco foi visitada em 1501 pela esquadra portuguesa e integrada por Américo Vespúcio sob a ordem do Rei de Portugal, D. Manoel. O retorno dos lusitanos ao Brasil depois do “descobrimento” teve como objetivo afirmar a soberania portuguesa em nosso país.

Outra presença portuguesa ocorreu em 1638 quando Luís Barbalho Bezerra veio de Portugal com destino à Olinda em Pernambuco, no intento de atacar os holandeses. Nessa passagem o lusitano acompanhado de 1400 homens deixou alí4 canhões.

O Marco original de Touros, pode ser visto atualmente em exposição no Forte dos Reis Magos, em Natal-RN. Na praia do Marco resta uma reprodução fiel que foi colocada na mesma posição original.

Curiosidade
Os nativos costumam colocar ossada de crianças que morrem na base do marco simbólico.

Praia de São José

Praia de São José

Informações Básicas

Localização: Praia próxima pertencente a Touros
Infra estrutura: Restaurantes – Pousadas – Cachacária

Nome

O nome vem em referência a São José, o santo das causas difíceis.

Aspectos
Praia com rica vegetação, com muitas Carnaúbas. Na parte central da orla encontram-se barreiras que resultam em miradouros especiais, onde se vê a linda paisagem de São José. A areia é batida com pedras, o banho é melhor no início e final da praia.

História
Os primitivos habitantes de São José prestaram homenagens a São Sebastião, escolhendo-o padroeiro do povoado, mas com o decorrer do tempo, avolumaram-se indagações populares sobre esta escolha. O lugar recebeu então o nome de São José. Para não haver problemas encontrou-se uma solução, São José é o padroeiro e São Sebastião o co-padroeiro. Ambas imagens foram colocadas no altar da Igreja de São José de Touros.

Curiosidade
Na praia do Cardeiro ocorreram encalhamentos de algumas baleias, sempre apoiadas no retorno às águas menos rasas pelos pescadores da praia. Essas ocorrências ensejaram a criação da única rua desta praia de “Rua Enseada das Baleias”. Estes encalhamentos devem ser resultado de uma ampla bancada de areia que existe nesta parte da orla de Gostoso.

Atualidades
No ano de 2000, quando a localidade tinha 1500 habitantes surgiu a primeira pousada, Enseada dos Amores.

Praia de Lagoa do Sal

Lagoa do Sal

Paisagens Incríveis

Surf e Sombra

Informações Básicas
Localização: Praia entre Touros e São Miguel do Gostoso,
cerca de 6km do trevo para Gostoso na BR 101, acessa a RN 221
Infra estrutura: Bar com petiscos – Pousada  – Aluguel de Bikes – Beach Tennis


História

Segundo os relatos dos primeiros habitantes desta região, o distrito de Lagoa do Sal orientou-se entre o período de 1910 a 1918
a partir da migração das famílias Baluca advindos do povoado denominado Coelho, localizado também em Touros RN.

Nome
A história conta que moradores desbravaram a mata nativa e encontraram uma lagoa com uma espessa camada branca em sua superfície que foi coletada e comprovada ser sal. Este sal foi então refinado e utilizado pela
comunidade da região.
Após o primeiro recenseamento da comunidade ao ser comprovado que existia uma lagoa que no verão secava e produzia sal, a localidade foi chamada de Lagoa do Sal, sendo a lagoa chamada de Lagoa Salgada.

Em 2016 moradores do povoado, após grave crise hidríca na região devido a falta de chuvas, encontraram novamente pedras de sal nesta lagoa, comprovando a realidade da história. Estas pedras coletadas estão atualmente no Museu de Touros dentro do Centro Turístico, junto de outras relíquias da cultura e história locais.

Praia do Farol ou da Ponta do Calcanhar

Praia do Farol

Day Use

Informações Básicas
Localização: Praia localizada em Touros no Quilômetro 0 da BR 101
Infra estrutura: Day Use – Restaurante com petiscos – Pousada – Piscinas – Sala de Jogo – Beach Tennis

Nome
A denominação justifica-se em razão da formação de pequenas dunas na ponta da enseada, cujos entornos apresentam o formato de um pé,
realçando as linhas do calcanhar.

Aspectos
Praia selvagem com faixas largas de areia salpicadas por pedras. Chama a atenção o Farol do Calcanhar. A BR 101 com 4542 km tem início na Praia da Ponta do Calcanhar, seguindo até o estado do Rio Grande do Sul.

História
O Farol do Calcanhar foi constrconstruído12, a atual estrutura do rodofarol é de 1943. Importante para a navegação marítima e aérea é o maior da américa latina e segundo maior do mundo. Seu alcance luminoso é de 39 milhas náuticas o que equivale a aproximadamente 80 km.

O farol está sob os cuidados da Marinha do Brasil e sua visitação atualmente não é permitida.

Em 2004 surgiu a Pousada Paraíso Farol, hoje Paraíso do Brasil, criada pelo belga Johannes Mallants. Este espaço atualmente oferece day use com restaurante, piscinas e acesso a praia e pode se chegar muito próximo ao Farol pela praia em uma caminhada curta.

Barra do Punaú

Barra do Punaú

Informações Básicas
Localização: Praia localizada em Rio do Fogo, município vizinho à Touros
no Quilômetro 40 da BR 101

Infra estrutura: Day Use – Restaurante com petiscos – Pousada – Piscinas – Voos Panorâmicos de Helicóptero – Passeios de Buggy – Quadriciclo – Aerobunda – Caiaques

Nome
O nome Punaú vem do Tupi paná-ú “rio das borboletas”. Rio de água escura e limpa, margeado por uma floresta cheia de borboletas.

Aspectos
Os contrastastes geofísicos existentes no lugar, dão -lhe valor paisagístico singular. Destaca-se a foz do Rio Punaú, no Atlântico. Na praia da Barra do Punaú, quando o sol mergulha no horizonte, o céu abrolha numa exuberância de formas violáceas e púrpureas em contraste com os contornos escuros dos coqueiros gigantes.

História
Durante centenas de anos a Barra do Punaú, permaneceu desabitada. Somente a partir do século XIX, algumas famílias descobriram os encantos desta maravilhosa praia.

Curiosidade
Em 1993 a Nestlé gravou um comercial usando as praias da Barra do Punaú como cenário, bem como a Skol em 2000.

Praia de Galos

Praia de Galos

Paraíso Natural

Surreal

Informações Básicas
Localização: cerca de 90km de ao norte de Gostoso pela praia
Infra estrutura: Pousadas – Restaurantes

Nome
O nome veio da referência ao peixe Galo que é muito pescado por lá
e abastece a economia local.

Aspectos
Praia tranquila com casas “caiçara”. Importante ecossistema local de manguesais. Culinária local deliciosa com tapiocas e pratos de Tainha.
História
Vilarejo cresceu à base do porto de Galos com intenso mercado de peixes voadores, galos, carangídeos e zeídeos, bem como a exploração de salinas na região.
A atividade turística surgiu no início deste século em Galos através da Pousada Enseada de Galos, idealizada por Hudson Matias Cavalcanti, Hérbio da Silva e Jailton Bruno. Destaque para o famoso “Restaurante da Irene”
Curiosidade
Para a pesca do peixe voador, pescadores costumam esfregar uma pasta composta com intestinos macerados de peixe, denominado “engodo” com finalidade de atrair os “voadores” que passam a saltar da água em direção ao interior dos barcos

 

Praia de Galinhos

Praia de Galinhos

Passeios de Charrete

Famílias

Informações Básicas
Localização: cerca de 96 km ao norte de Gostoso pela praia
Infra estrutura: Pousadas – Restaurantes

Nome
O nome vem do diminutivo do do nome do peixe conhecido como Galos, que tem uma coloração verde-mar no dorso e prateada no abdome.
Aspectos
A praia de Galinhos tem uma geografia muito interessante pois é uma porção de terra cercada por todos os lados, exceto  por um fio de terra que leva à Caiçara do Norte e depois Gostoso.Nesta praia você tem água do mar e de rio em um belo povoado no qual o principal meio de transporte são as charretes.
História
Em 1729 já havia um termo de doação por sesmarias de terras que abrangia “Galinhos” a “Guamaré ” ao padre João de Melo, superior da aldeia jesuítica de Guajiru, a qual se tornou mais tarde ”Vila de Extremoz”

Dona Luiza Raposo Amorim, viúva do capitão José de Gomes Amorim transferiu por venda à Companhia Nacional de Salinas de Mossoró, Assu, o direito sobre a ocupação do terreno da Marinha denominado “Galinhos” em 1890.

 

Praias urbanas em Gostoso:

Ponta do Santo Cristo

Praia Ponta do Santo Cristo, apreciada por praticantes de kitesurf e windsurf

Praia do Cardero

Praia do Cardero, junto da lagoa do Cardero tem restaurantes, quiosques e clube de kite/wind

Praia da Xêpa

Praia central com praça, quadras poliesportivas, restaurantes e quiosques

Praia do Maceió

Praia mais reservada com restaurantes e quiosque

Praias próximas de Gostoso:

Tourinhos

Praia preferida pelo público para o banho com falésias de dunas petrificadas

Praia do Marco

Praia do Marco, retirada, tem Marco do Descobrimento e Capela, praia boa para banho

Reduto

Distrito com vilarejo de pescadores e casas de taipa

Galos / Galinhos

Galos é distrito do Galinhos, cerca de 90km de Gostoso, dunas imensas e visuais únicos e imperdíveis

Praia de Lagoa do Sal

Entre Touros e Gostoso, cenário exuberante, mar com ondas para surf

Praia de São José

Praia de São José entre Touros e Gostoso

Praia do Farol

Após a entrada de Touros seguindo pela BR 101 até o km 0, ao lado do Farol do Calcanhar, maior da América Latina

Barra do Punaú