Campeão Italiano Windsurf,
Empreendedor

Fundou o primeiro clube de Windsurf na região

Cheguei em Gostoso pela primeira vez no Outubro 2000, primeira viagem nesse grande Pais!

Estava em Natal e queria encontrar o melhor pico para velejar. Não conhecia nada… so sabia que tinha vento de leste-sudeste.
Eu sempre gostei de mapas, então fiquei estudando o mapa da região, eu vi que tinha uma ponta interessante (do St.Cristo), uma enseada com um formação de recife em frente.
Imaginei que a curva do litoral podia fazer o vento ficar mais forte e com a direção perfeita para o velejo nas ondas.
Quando cheguei nessa praia eu fiquei muito feliz de estar tao certo!
Paolo Migliorini
Maristela e João Torres

Chefe de Cozinha,
Empreendedora

Fundou o primeira pousada com restaurante em Gostoso

O início foi em 2001 e um grande desafio trabalhar com turismo. Após nossa aposentadoria viemos para cá, pois já tínhamos uma pequena fazenda a beira mar com uma casa grande, herança dos bisavós de Torres. Nossa família dizia que eramos loucos, como investir em um lugar que era difícil comprar ovos, imagina o restante!! A água mineral vinha de Natal e quando não chegava a solução era beber água fervida ou de coco. Tudo para gente era uma festa e um desafio, nossa louça do restaurante tinha sido doada de um mostruário de um vendedor amigo e quando perguntavam porque era diferente, dizíamos brincando que era estilo francês.

Iniciamos hospedando pessoas que vinham trabalhar por aqui e isso foi evoluindo. Hoje temos 25 chalés, um auditório para 80 pessoas, um restaurante que fica aberto o dia todo e um cardápio voltado ao regional! Tudo sempre com muita alegria e desejo de atender cada vez melhor nossos clientes!

Navegador,
Empreendedor,
Historiador

Fundou a primeira pousada em Gostoso

Leonardo Godoy conta que visitou a primeira vez Gostoso em 1968, quando ainda não havia estrada, nem de Natal, nem beira-mar o caminho era por Ceará Mirim. Chegando na Ponta do Santo Cristo eram 16hs da tarde, começando o por do sol…

“de um lado a praia belíssima, de outra uma faixa enorme de coqueiros, resolvi que era aqui que eu queria morrer…”

Nesta época um morador estava vendendo um loteamento na Ponta do Santo Cristo. Godoy arrematou todos os lotes e voltou para sua cidade, Salvador. Alguns anos depois voltou com seu filho, demarcaram o terreno que somente em 1985 viria a se tornar a primeira Pousada de Gostoso, até hoje por lá, com outros proprietários.

Ele conta que os primeiros anos foram muito difíceis, ficando a pousada praticamente vazia grande parte do ano. Na Pousada também tinha um restaurante, o qual reabriu em 2002 em área central de Gostoso, com o nome La Brisa.
O ambiente é todo decorado com o itens, quadros e equipamentos de navegação, grande paixão da vida de Godoy que teve por muitos anos um catamarã.

Leonardo também conhece muito da história da região, praia por praia, é uma enciclopédia, e ainda foi o responsável pelo batismo das ruas de Gostoso, todas com nomes de elementos marinhos. Visitar o La Brisa e comer o famoso Risoto de Polvo além de conversar com esta figura interessante faz sua viagem ficar ainda mais Gostosa.

Leonardo Godoy
Dedé de Tico

Pescador,
Empreendedor

Primeiro “nativo” a abrir restaurante para o turista em Gostoso
Dedé filho de Tico, portanto Dedé de Tico, nasceu em Gostoso e na pesca, foi um dos primeiros moradores da Praia do Cardeiro. Em tempos que o velho Cardeiro à beira mar ainda existia e resistia às forças da maré. Neste período sua ocupação além da pesca era consertar as redes de seus colegas e como a pesca era farta, fazia um Caldo de Arraia que ara distribuído por alí. Mal saberia ele, que este mesmo caldo seria hoje uma “estrela” em seu restaurante que leva seu nome. Foram três tentativas e também a decisão de parar de vender fiado para que seu restaurante começasse a dar certo aí por 2009-2010, quando o turismo local começou a dar alguma renda aos empresários. Hoje com seu restaurante reformado e com dois pavimentos se orgulha de ter persistido e poder atender bem ao seu público fiel que traz cada vez mais visitantes.

Empreendedor
Defensor Meio Ambiente

Proprietário e protetor das terras
da praia de Tourinhos

Giusepe Frescura